sábado, 26 de setembro de 2015

Receita Saudável: Carne de Panela

Aqui esta uma receita saudável com a carne vermelha Alcatra
Ingrediente :
2 kg de alcatra
2 colheres (sopa) de óleo
1 pimentão verde grande cortado em pedaços
1 cenoura grande raspada e cortada em pedaços
1 cebola grande cortada em pedaços
2 dentes de alho inteiros
2 colheres de extrato de tomate
1 colher (sopa) de sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Coloque a peça de alcatra sobre uma tábua de cozinha e, com uma faca afiada, corte a ponta da carne (utilize esta parte em outras preparações, mas se for necessário também poderá aproveitá-la para complementar, nesta receita, o número de porções que precisa), limpe bem a carne removendo todo o excesso de gordura e membranas; em seguida lave a carne sob água corrente e enxugue com papel.

Coloque óleo em uma panela, leve ao fogo para aquecer, junte a carne, frite até dourar, abaixe o fogo, tampe a panela, cozinhe por cerca de 1 hora acrescentando água fervente aos poucos, virando a carne de vez em quando para não ressecar e cozinhar por igual. Coloque pimentão, cenoura, cebola, alho, extrato de tomate, sal no liquidificador e bata até obter um purê homogêneo.

Despeje o purê sobre a carne, tampe a panela e continue o cozimento, virando a carne de vez em quando e regando com água fervente. Verifique o sal, polvilhe pimenta do reino, cozinhe a carne por mais 30 minutos ou até ficar macia e o molho engrossar, tire do fogo, passe para um prato de servir e leve à mesa.

Informações:

Rendimento: 6 porções
Nutrientes por porção: 286 kcal 2,6g carboidratos 27g proteínas 18,1g gordura

Abaixo a tabela da carne utilizada na receita, a Alcatra

NUTRIENTE       NUTRIENTE      AÇOUGUE
Valor Energ.       379° de 756.     78° de 107
Proteínas.          107° de 730.    53° de 107
Sódio.                 418° de 669.     98° de 107
Cálcio.                590° de 635.     94° de 105
Gordura Sat.      214° de 538.     65° de 107
Vitamina A.       130° de 151.      38° de 47
Niacina.             104° de 273.      50° de 105
Riboflavina B2. 138° de 305.      41° de 81
Tiamina B1.      121° de 385.      26° de 78
Ferro.                 136° de 574.      32° de 106
Magnésio.         248° de 570.     40° de 106
Zinco.                91° de 543.        52° de 106
Fósforo.            199° de 570.      72° de 106
Cobre.                325° de 523.     59° de 104
Manganês.        440° de 468.     36° de 53
Gorduras Mon. 165° de 416.     60° de 106
Gorduras Polii. 385° de 417.     89° de 105
Colesterol.        152° de 262.     76° de 106
Potássio.          177° de 575.     43° de 106
Lipídios.            188° de 530.     67° de 106

Postado por: Evelyn Lima Alves

Paleta Bovina

Paleta

Também conhecida como "Pá", é um tipo de corte da carne bovina, localizado na parte dianteira do animal que representa 21,78% dela.
É considerada carne de segunda, custa aproximadamente R$ 10,00 o quilo. Pode ser prepara de diversas formas, sendo a mais comum, o bife e o picadinho. No coração da paleta, encontra-se a "paleta sete"
Valores válidos para uma porção de 100g
               
Postado por Vítor Melo
       

Maminha

Maminha: é a parte do conjunto de carnes que formam a alcatra. Parte mais macia de alcatra, é suculenta e tem sabor suave. É boa para assados, churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura.

Curiosidades:

-A maminha tem um formato quase triangular.
-Deve ser cortada de forma correta, ou seja, contra as fibras, acentuando sua maciez e sabor.
-É também conhecida como ponta de alcatra.


Postado por Luan Santos

Receita de Coxão duro com suco de limão e laranja

Coxão duro com suco de limão e laranja


Definição

Localizado na parte traseira do boi, possui fibras mais longas, rígidas e de gordura concentrada na parte externa, exigindo cozimento lento. Ideal para assados de panelas, rosbifes, carnes recheadas, cozidos ou moído para molhos e refogados.
O coxão duro pode pesar até 5,3 kg, porém também é comercializado em porções que variam entre 1 kg e 2 kg.
Curiosidades:
• É também conhecido como coxão de fora, chandanca, posta vermelha, perniquim, lagarto plano, lagarto chato, lagarto vermelho, chã de fora e lagarto atravessado.
• Tem a forma de um trapézio.
• Quase não possui gordura.




Receita

Tempo:   2h30
Rendimento: 8 Porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

250ml de suco de laranja
50ml de suco de limão
1 cubo de caldo de carne
1/2 pacote de pó para sopa de cebola (34g)
200ml de água
1,5kg de coxão duro em peça
1kg de batata pequena
Sal a gosto
Salsa a gosto para decorar
Pimentão vermelho para decorar

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, misture o suco de laranja com o de limão, o caldo de carne, a sopa de cebola, sal e a água. Coloque o coxão duro, tampe e deixe cozinhar por 1h e 20 minutos, após iniciar a pressão, em fogo baixo. Descasque a batata, corte-as ao meio e leve ao fogo em uma panela com água para cozinhar. Quando estiver macia escorra e reserve. Em um refratário, coloque a carne fatiada, o molho que se formou do cozimento e as batatas cozidas, polvilhadas com sal e salsa ao redor. Decore com lascas de pimentão vermelho. Se desejar sirva acompanhado de salada verde e tomates.

  • Postado Por Taieny Oliveira

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ponta de Agulha

A Ponta de Agulha ou somente Costela é um tipo de corte de carne bovina. Está localizada entre a parte traseira e a dianteira do animal, representando aproximadamente 12,00 % do animal inteiro.

Localizada entre a parte dianteira e traseira do boi, possui a costela ponta de agulha (ou costela minga), que é considerada a “rainha das churrasqueiras” por sua suculência e maciez. Deve ser cozida no fogo baixo (ou distante do braseiro) por bastante tempo para amaciar suas fibras.
A costela ponta de agulha pode pesar até 15 kg, porém também é comercializada em embalagens que variam entre 1 kg e 2 kg.
Curiosidades:
• Quando cozida, o tutano é diluído e misturado com o caldo da própria carne, funcionando como um tempero natural.
• É perfeita para o preparo de assados, ensopados ou sopa.
• A costela minga pode estar envolvida pelo matambre, facilmente reconhecido por sua cor rosada. O matambre é uma película que retém o sal e não permite que a costela pegue o tempero, além de deixar a carne mais dura. Ele deve ser retirado e preparado separadamente.


Informação Nutricional

Valor calórico218,70 kcal9%
Carboidratos1,15 g0%
Proteínas21,43 g43%
Gorduras totais14,26 g0%
Gorduras saturadas6,28 g25%
Colesterol40,13 mg13%
Fibras0 g0%
Cálcio37,77 mg5%
Ferro1,30 mg9%
Sódio63,12 mg3%

Obs.: Valores diários em referência com base em uma dieta de 2.500 calorias por porção de 100g com referência para animais do Brasil.

Receita de Costela ponta de agulha


INGREDIENTE:
  • 1 ponta de agulha de 7 kg
  • Sal grosso a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Molho shoyu a gosto
  • Azeite a gosto

MODO DE PREPARO

  • Adicione todos os ingredientes na panela e deixe marinar por 30 minutos
  • Asse na churrasqueira em fogo médio por 4 horas
  • Depois sirva acompanhado de molho a vinagrete com pão de alho

Comentários sobre Ponta de Agulha

Imagina o tamanho de uma ripa da costela inteira do boi. É mais ou menos do tamanho de um berimbau, e vai das costas até o peito. Então já dá pra imaginar que uma peça extensa dessa tem todo tipo de carne, certo? Sim, e onde queremos chegar com isso? A resposta é fácil, queremos chegar a mais uma peça de carne que tem nome esdúxulo que não condiz com a aparência física dela, nem com o tamanho, nada. Mais uma fanfarrice do primeiro açougueiro que fatiou o primeiro boi: A Ponta de Agulha


A Costela Ponta de Agulha é uma parte muito saborosa e macia da ripa de costela bovina. Fica localizada meio que embaixo do boi, na região da barriga. Veja o que o grande jedi Gooooogle tem a dizer:

É a grande peça constituída das massas musculares que recobrem as oito últimas costelas, a última esternebra, o apêndice xifóide e a região do vazio, obtida do traseiro-comum, na preparação do traseiro-serrote ou especial.

O corte é obtido do traseiro-comum, por meio de incisão que se inicia na extremidade posterior do matambre, junto ao gânglio linfático pré-crural, atinge a ponta da anca (tuberosidade ilíaca), seguindo em linha reta até a sexta costela, a uma distância máxima de 4 cm da borda lateral da porção muscular do contra-filé.
Se você nunca viu a última esternebra, não acha que tem apêndice xifóide e concorda que a região do vazio é aquela que dói antes do churrasco, concorda comigo que isso aí não tem a menor importância. A menos que você tenha a pretensão de incorporar o Magaiver, sacar o canivete e destrinchar o boi você mesmo. Recomendo uma passada no supermercado, dá muito menos trabalho. Mas taí, a título de informação.


Existem várias maneiras de preparar a Ponta de Agulha. Fazendo uma busca rápida na internet você encontra todo tipo de receita, mas a maioria vai concordar comigo: carne boa, você tempera com sal e pronto. Viadagem na comida é coisa da ana maria braga, e se você pensou em colocar uma pitada de páprica, decorar com tomate seco ou sapecar um pouquinho de alcaparra, recomendamos que saia do armário, acesse o site do louro josé e seja feliz.


Pois então é simples assim? Sal e bota-no-fogo? Olha, caro churrasqueiro... Sim e não.


Realmente, taca sal grosso na parte de baixo, põe um pouquinho mais na parte de cima, e mete no fogo. O segredo mora a partir daí.


Quando você manuseia a ponta de agulha, percebe que é uma carne mega macia, mesmo crua. Mas não ache que só por isso você deita ela, conta até 10 e fatia. Tem que esperar, e muito. Essa carne tem o mesmo estilo do cupim, se tirar antes da hora fica uma borracha e aí, parceiro.. o churrasqueiro toma vaia e a gente não tá aqui pra ver homem chorando.


O legal da costela é que vem com o osso no lado de baixo. É como se a carne fosse o seu colchão, e as ripas de costela, o estrado embaixo dela. Se você tem algum tipo de sonambulismo, recomendo que não leia este post antes de adormecer, sob o risco de acordar com um teco de espuma ou uma mola ensacada entre os dentes.


Qualquer um que já prestou atenção na sopa da mãe sabe: dentro do osso tem o totano, que é um lixo se você comer sozinho, mas fica muito bom se você tiver a paciência de tirá-lo pra temperar a carne. E na ponta de agulha, esse processo acontece naturalmente. Ou seja, você não está temperando a carne apenas com sal; tá temperando com sal e osso.


E pra fazer isso, basta paciência. Tempere a carne com sal grosso, e coloque no alto da churraca com os ossos pra baixo. E quando eu digo alto da churraca, tenha em mente que você precisa de uma churraca responsa, de vários andares pra fazer uma carne assim. E, uma vez proprietário de tal instrumento da alegria, posicione a carne em questão no seu andar mais alto, cuidando para que o fogo esteja sempre forte, mas sem chamas e sem lambança. Ah, você entendeu: fogo forte e carne no alto.


Hoje eu vou quebrar um protocolo deste blog. Como é uma carne muito, mas muito demorada, não vou contar o tempo de preparo por latinhas de cerveja, porque se você bebe que nem mulherzinha, vai tirar a carne muito louco, e se você é um animal, vai tirar crua demais. Dessa vez, e apenas dessa vez, contarei em horas (sim, horas. demora muuuuito).


Deixe a peça de ponta de agulha virada com o osso pra baixo no andar mais alto da churraca por 3 fuckin horas. Sim, dá pra assistir o jogo do seu time, ler este blog inteiro umas 4 vezes e conferir o resultado da tele-sena 3 vezes. E não acha que tá pronto, não. Depois dessas 3 horas, vire a carne com o osso pra cima. Você vai notar que os ossinhos estão mais soltos, meio quequerendo sair pra fora da carne. Isso porque eles secaram e estão mais lisos, e a carne perdeu água e diminuiu de tamanho, apertando os ossos pra fora. Mas deixa o osso lá, não precisa tirá-lo.


Voltando ao assunto: vire a carne do outro lado. Pelamordedeus, compadre: agora que você cumpriu metade do processo, não desça a carne. Essa é a hora que você faz merda por ansiedade, porque se queimar a parte de fora com fogo próximo, o meio continua cru, e duro. Deixa ela no mesmo andar, lá no alto. Por, mais ou menos, 1 e 1/2 ou 2 horas, dependendo da potência da sua churraca. Fica ligeiro, vai tirando umas lascas e experimentando.


Quando achar que tá legal, experimentou e lavou a alma, vai tirando por pedacinhos, separados pelos ossos. Recomendo cortar pequeno e sapecar limão. Faz a festa.


O problema dessa carne é a estratégia. Não encha o seu eleitorado de carne antes, dose bem o que vai servir pra não deixar ninguém com fome, nem ninguém empapuçado. Assim, quando a ponta de agulha sair você vai ouvir muitos elogios. Cuide também de servir na hora que o carinha das batidas esteja fazendo um drink de aguarraz com suco de kiwi, porque isso fica bom e esse canalha não merece.


IPDA: Uns 15 reais uma peça boa, de 1,5Kg, e sal nem entra na conta. Tenha limão, não sei o preço.
Tempo de preparo: Sirva bêbado. Demora, você leu: entre 4 e 5 horas e a breja come solta nesse meio tempo.
Rendimento: a peça de 1,5kg serve bem 4 pessoas. Claro que essa não é a única carne do churrasco, senão você apanha.


Postado por Brendo Bittencourt

Receita Saudável de Rocambole de Carne Light

Hoje ensinarei uma receita muito fácil e prática de se fazer ,e ao mesmo tempo,saudável e saborosa.
O diferencial dela é que ao contrario dos rocamboles de carne comuns,em que utilizam ovos e farinha de trigo,é que substituímos a farinha de trigo por aveia em flocos ,que agregada a carne,garante uma ótima consistência,e deixando o prato mais leve.
Este prato é uma ótima opção para servir como prato principal.

                                        (receita criada pelo site www.gulosoesaudavel.com.br)


Rendimento : 7 porções
Tempo total de preparo : 1 hora
Porção : 150g

Ingredientes :

500 gramas de carne bovina moída (patinho) 
1/2 colher de chá de pimenta do reino (opcional)
1/2 colher de chá de colorau (podendo ser pó de pimentão seco ou arilo da semente do urucuzeiro)
1/2 colher de chá de cominho moído 
300 gramas de cenoura ralada 
300 gramas de cebola ralada 
1 colher de sopa de mel de milho 
1 colher de sopa de molho shoyo/molho de soja 
3 colheres de sopa de salsa picada
6 colheres de sopa de aveia em flocos
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeitona preta fatiada light 
2 colheres de sopa de azeitona verde fatiada light
100g de queijo de ricota (fresco)

Modo de preparo :

Primeiro,preaqueça o forno a  200ºC.Lave bem as cenouras,a cebola ,os alhos e a salsa.Logo após,rale as cenouras e a cebola no ralador fino,pique a salsa e amasse os dentes de alho.Separe e reserve.Triture a aveia no modo pulsar do liquidificador e reserve.
Em seguida,tempere a carne moída com sal a gosto,pimenta do reino(opcional) ,colorau,cominho,a cebola e o alho,acrescente 200 gramas de cenoura ralada e a aveia ,misture bem e reserve o que sobrou .
Com as mãos abra a massa sobre um filme plástico,espalhando sobre a massa a ricota fresca ,as restantes 100 gramas da cenoura e as azeitonas picadas.Enrole a massa em formato de rocambole (formato cilíndrico) e deixe-a descansar por 15 minutos.Depois,transfira o rocambole de carne para um papel de alumínio (parte brilhante para dentro).Misture o mel com o molho de soja ,e pincele o rocambole com a mistura.Feche-o com o papel alumínio e coloque numa assadeira untada com óleo.Leve-o ao forno por 50 minutos,sendo os primeiros 25 minutos com papel alumínio ,e logo,retirar o papel alumínio e deixar o rocambole pelos restantes 25 minutos.
Pronto,o prato saudável e saboroso  de rocambole de carne light esta pronto !

Valores nutricionais por porção

(segundo o site "guloso e saudável")

Açúcar:3,3 gAlpha-caroteno:1.490,1 μg
Beta-caroteno:3.690 μgCálcio:77,9 mg
Calorias:281 kcalCarboidratos:12,3 g
Colesterol:70,9 mgFerro:2,8 mg
Fibras totais:2,2 gFósforo:232,4 mg
Gorduras:15,7 gGorduras monoinsaturadas:6,8 g
Gorduras poliinsaturadas:0,7 gGorduras saturadas:6,1 g
Magnésio:42,8 mgNiacina:4,7 mg
Potássio:480,1 mgProteína:22,4 g
Selênio:20 μgSódio:204,3 mg
Vitamina A:7.502,5 IUVitamina B12:2,1 μg
Vitamina C:5,6 mgVitamina E:0,9 g
Vitamina K:34 μgZinco:5,1 mg



                                                 Postagem feita por Bárbara Rios
                                  

sábado, 19 de setembro de 2015

Filé Mignon

O filé mignon 
É uns dos cortes da carne bovina, considerado uma carne magra por ter baixa quantidade de gordura(uma das menores, juntamente com maminha, fraldinha e baby beef). Fica localizada na parte traseira do animal, representando, aproximadamente, 2,95% da carcaça. É o corte mais macio da carne bovina, ideal para pratos leves devido a sua quantidade de gordura.
-Pode ser preparado em estrogonofe, assado, medalhão ou picadinho.
-Em frances significa "fatia grossa e saborosa"
-O ideal é servir a carne sempre rosada, ao ponto para malpassada
Valores Nutricionais
114,34 kcal
5%
1,66 g
0%
20,04 g
40%
Gorduras totais
3,06 g
0%
Gorduras saturadas
1,15 g
5%
59,19 mg
20%
0 g
0%
9,05 mg
1%
1,68 mg
12%
64,68 mg
3%

Valores com base em uma porção de 100g


Postado por Vítor Melo.

Peito Bovino

Peito

Parte dianteira do boi, constituída de músculos, fibras grossas e compridas, que deixar a carne com uma textura mais firme, ideal para cozidos, caldos, sopas e refogados. Deve ser cozida lentamente. O peito pode pesar até 5 kg, porém também é comercializado em porções que variam entre 1kg e 2kg.

Curiosidades:
-Também é conhecido como granito ou maçã do peito.
-Seu cozimento é lento, portanto, quando usado num churrasco, deve ser grelhado em fogo alto por várias horas, na parte superior da agulha(assim como a costela).

-Pode ser encontrado com ou sem osso.

Valores Nutricionais

164,37 kcal
7%
1,14 g
0%
22,02 g
44%
Gorduras totais
7,97 g
10%
Gorduras saturadas
2,75 g
11%
42,79 mg
14%
0 g
0%
9,44 mg
1%
2,24 mg
10%
59,01 mg
2%


















Referentes a uma porção de 100g



Postado por Luan dos Santos

Acém

O Acém, também conhecido como agulha, é um tipo de corte da carne bovina. Segundo o dicionário Aurélio, é a carne do lombo do boi.

Está localizado na parte dianteira do animal e representa 31,92 % do total. É o maior e mais macio corte do dianteiro do animal.

Carne de “segunda”, relativamente magra, que pode entrar em cozidos, assados, refogados, ou preparada em bifes ou moída.

Curiosidades:
• Também é conhecido como agulha, alcatrinha do dianteiro e lombinho.
• Seu corte é feito entre o pescoço do boi e o filé da costela.
• É ideal para ensopados, picadinhos, assados, refogados e bifes.


Informação nutricional

Valor calórico: 108,26 kcal
Carboidratos: 0,09 g
Proteínas: 22,12 g
Gorduras totais: 2,15 g
Gorduras saturadas: 0,60 g
Colesterol: 55,35 mg
Fibras: 0 g
Cálcio: 11,83 mg
Ferro: 1,69 mg
Sódio: 84,52 mg

Obs.: Valores diários em referência com base em uma dieta de 2.500 calorias por porção de 100 g com referência para animais do Brasil.



  • Postado Por Taieny Oliveira


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Costela

          Costela











Tabela de valor Nutricional


* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.

Rank de nutrientes:


NutrienteNutrienteAçougue
Valor energético143º de 7566º de 107-
Proteínas196º de 72098º de 107-
Sódio304º de 66944º de 107-
Gorduras saturadas37º de 5383º de 107-
Vitamina A120º de 15120º de 47-
Niacina49º de 27325º de 105-
Riboflavina B288º de 30522º de 81-
Tiamina B1129º de 38527º de 78-
Ferro225º de 57465º de 106-
Magnésio403º de 57096º de 106-
Zinco105º de 54359º de 106-
Fósforo244º de 57094º de 106-
Gorduras monoinsaturadas18º de 4165º de 106-
Gorduras poliinsaturadas280º de 41756º de 105-
Colesterol196º de 262103º de 106-
Potássio393º de 57598º de 106-
Lipídios24º de 5304º de 106
Modo de Preparo de Uma Costela Bovina Assada:

Na panela de pressão refogue no óleo ou azeite 1 cebola e 3 dentes de alho picados (eu gosto com muito alho, mas se preferir use menos). Acrescente 1 kg de costela bovina em pedaços e misture só para corar um pouquinho. Junte 1 envelope de caldo de carne em pó (ou 1 tablete esfarelado) e 1 colher (café) de sal. Misture bem e some 100 ml de água (eu gosto de usar sempre água bem quente). Tampe a panela e assim que pegar pressão abaixe o fogo e deixe por 20 minutos (esse tempo pode variar dependendo do seu fogão, se sentir cheirinho de carne queimando, desligue antes). Após este tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Se achar que a carne ainda está dura, volte para a pressão por mais uns 10 minutinhos.


Postado por Brendo Bittencourt